O metabolismo, o sono, o comportamento e a disposição são regulados pelo ritmo circadiano, que representa o período de 24 horas no qual se completam as atividades do organismo. Qualquer alteração nesse “relógio biológico” pode ter diversas consequências como insônia, dificuldade de concentração e desordens hormonais e metabólicas. Por isso, a descoberta do gene que regula o relógio biológico rendeu aos americanos Jeffrey C. Hall, Michael Robash e Michael W. Young o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2017.

Esse prêmio reforça a compreensão de que as funções do organismo variam ao longo do dia e de que distúrbios que prejudiquem este ciclo podem ter consequências a longo prazo. Desta forma, sugere-se que distúrbios noturnos que prejudiquem o sono podem ter impactos durante o dia, por exemplo.

Como o sono representa parte do nosso ciclo biológico, ressalta-se a importância de entender, respeitar e valorizar a qualidade de sono, tratando os distúrbios do sono, mantendo horários regulares de dormir e acordar.