A asma é uma doença crônica, caracterizada por crises de falta de ar, tosse e chiado no peito, cuja exacerbação é mais frequente em épocas mais frias do ano. Porém, devemos lembrar que no verão o asmático pode ser expor a algumas situações que podem desencadear crises, tais como:
Atividade física: pessoas com a asma controlada, em geral, são capazes de fazer exercícios sem restrições. Recomenda-se as atividades físicas sejam realizadas pela manhã e em locais longe da liberação da fumaça de veículos;
Imóveis de veraneio: ambientes fechados tem acúmulo de poeira e mofo. Então, antes de entrar nesses ambientes, é importante arejá-lo e limpá-los adequadamente.
Piscina: o cloro pode irritar as vias aéreas e desencadear crise, porém, se a asma estiver controlada, não haverá problemas.
Uso de ar-condicionado: a mudança do ar quente para o ar exageradamente frio pode ser gatilho para sintomas de asma. O ar-condicionado também reduz a umidade do ar o que pode irritar as vias aéreas. Outro aspecto importante é manter os filtros sempre higienizados.
Tempestades de verão: além das mudanças de temperatura, os ventos fortes podem desencadear crises de asma por dispersar fungos e poeira no ar.
Salientamos que o tratamento da asma deve ser mantido o ano inteiro, conforme orientação médica. A asma controlada por medicação permite uma vida normal e evita crises.