Derrame Pleural

A pleura é uma membrana delicada que reveste os pulmões (pleura visceral) e a superfície interna da parede torácica/costelas (pleura parietal). Entre as duas pleuras, existe uma camada muito fina de líquido suficiente para facilitar o deslizamento suave dos pulmões dentro da caixa torácica. O acúmulo excessivo de líquido no espaço entre as pleuras caracteriza Derrame Pleural.

As causas mais comuns dos derrames pleurais são: doenças cardíacas, renais ou hepáticas, a redução de algumas proteínas do sangue e a obstrução de canais responsáveis pelo escoamento do líquido pleural. Outras causas comuns são câncer, infecções (pneumonia, pancreatite e tuberculose), artrite reumatoide, embolia pulmonar e lúpus.

Os sintomas de derrame pleural são bastante variados, sendo os mais comuns: a falta de ar e dor ao respirar profundamente. Outros sintomas, como febre, emagrecimento e edema nas pernas podem estar presentes de acordo com a causa do derrame.

O diagnóstico do derrame pleural tem como base no exame físico, ausculta pulmonar e radiografia de tórax. Em muitas situações, é necessário retirada do líquido por meio de punção (toracocentese) para esclarecimento das causas do derrame.