Dia Mundial da Asma

Jornais e revistas divulgaram dados sobre a asma informados pela SBPT. Os pneumologistas alertaram sobre a importância de controlar as crises e seguir o tratamento à risca para reduzir o alto índice de internação pela doença.

1 – Jornal do Brasil fala sobre a importância da prevenção e tratamento.

Em entrevista ao JB, o Dr. Mauro Gomes, diretor da Comissão de Infecções Respiratórias da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), recomendou observar os sinais do corpo para reconhecer as crises.

“Embora 91% dos asmáticos considerem a doença como controlada, 72% relatam perceber consequências da doença no dia a dia, o que não é normal”, afirmou o Dr. Mauro.

A asma, quando não controlada, causa sintomas diurnos mais de duas vezes por semana, despertares noturnos e uso de medicamento de alívio (bombinha) mais de duas vezes na semana, por exemplo.

2 – Diário do Nordeste destaca os fatores que podem desencadear a asma.

Jornal salientou a informação da SBPT de que a asma é a quarta principal causa de internações no país e trouxe dez observações importantes a serem consideradas quando se tem asma.

A matéria explica qual é a influência da genética na doença, destaca que o diagnóstico geralmente é feito na infância, fala do cuidado com a limpeza de carpetes, cortinas e roupa de cama, reafirma a necessidade de individualização do tratamento, fala do convívio com animais de estimação, do agravamento de sintomas por causa do tabagismo e do risco do aumento de peso para quem tem asma.

Especialistas da SBPT também concederam entrevistas a redes de rádio e televisão. Fique atento às nossas publicações e não perca as novidades!