Doença pulmonar relacionada aos cigarros eletrônicos – EVALI

A doença pulmonar relacionada aos cigarros eletrônicos ganhou a denominação EVALI, acrônimo em inglês para “Lesão Pulmonar Associada a Produto de Vaping ou Cigarro Eletrônico”.

As consequências do uso prolongado do cigarro eletrônico ainda dependem do tempo para serem avaliadas. Mas as evidências sugerem que a curto prazo as substâncias inaladas pelo dispositivo podem provocar desde uma bronquite até a EVALI. Os sintomas da nova doença são: tosse, falta de ar intensa e dor no peito, o que pode ser confundido com outras doenças. O que define o diagnóstico é o fato destes sintomas estarem associados ao uso frequente de cigarro eletrônico.

Embora os cigarros eletrônicos tenham comercialização proibida no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2009, no mínimo, três casos de EVALI no Brasil estão sendo investigados, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Os cigarros eletrônicos são comercializados, ainda que proibidos, de forma livre e como um produto seguro. Ressaltamos que existem potenciais riscos neste tipo de consumo.