Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus

Para proteger você e sua família, o Ministério da Saúde orienta a produção de modelos simples, de pano, que também funcionam como barreiras na propagação da doença

A confecção de máscaras caseiras tem se tornando um fenômeno mundial e qualquer cidadão pode fazer a sua em casa. Pesquisa tem apontado que as máscaras caseiras podem impedir a disseminação de gotículas, garantindo uma barreira física que pode auxiliar na diminuição da transmissão.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos.

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais, devendo ser trocadas quando ficarem úmidas e lavadas com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 30 minutos.

 

Fonte: Ministério da Saúde -NOTA INFORMATIVA Nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MS