A DPOC é uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil. DPOC significa Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Crônica significa que não tem cura; Obstrutiva quer dizer que bloqueia parcialmente os bronquios; Pulmonar, pois acomete os pulmões; Doença, por se tratar de uma enfermidade.
A DPOC é semelhante à asma, mas é doença crônica e pode se tornar grave, com o passar do tempo. A única maneira de ter certeza que você tem DPOC é realizar um exame respiratório chamado espirometria, secundando-se o exame de imagem e clínico.
Embora não tenha cura, os tratamentos disponíveis para a DPOC atuam retardando a progressão da doença, controlando os sintomas e reduzindo as complicações.
Em sua maioria a DPOC resulta de danos pulmonares causados pelo tabagismo, ou da poluição ambiental.
Quando a DPOC está sob controle, os sintomas serão mais ou menos os mesmos no dia a dia.
A DPOC é uma doença progressiva, o que significa que se agrava com o tempo. Normalmente, essas mudanças são graduais, mas às vezes elas acontecem muito rapidamente, e isso é conhecido como uma exacerbação.
Porém, quando em exacerbação, os sintomas se acentuam, e essas mudanças são muitas vezes extremamente rápidas. As exacerbações podem ser fatais, e é provável que o paciente precise de assistência médica imediata.